Parar a guerra na Ucrânia

Um “verdadeiro embargo” à energia de origem russa por parte de países ocidentais – como os da União Europeia – poderia parar a guerra na Ucrânia, disse Andrei Illarionov, ex-assessor econômico de Vladimir Putin. Illarionov disse que a Rússia “não levou a sério” as ameaças de outros países de reduzir a compra de energia. Apesar de tentar reduzir sua dependência de fontes russas, a Europa continua comprando petróleo e gás. No ano passado, os preços em alta significaram que as receitas de petróleo e gás representaram 36% dos gastos do governo russo. Grande parte dessa receita vem da União Europeia, que importa cerca de 40% de seu gás e 27% de seu petróleo da Rússia.

Na última semana, o representante da União Europeia Josep Borrell disse que “um bilhão de euros é o que pagamos a Putin todos os dias pela energia que ele nos fornece”. A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita.

Illarionov disse que se os países ocidentais “tentarem implementar um embargo real às exportações de petróleo e gás da Rússia… aposto que provavelmente dentro de um mês ou dois, as operações militares russas na Ucrânia provavelmente serão encerradas, serão interrompidas”. “É um dos instrumentos muito eficazes ainda em poder dos países ocidentais”, acrescentou. Do portal Terra