80% das UTIs ocupadas

O boletim do Observatório Covid-19 Fundação Oswaldo Cruz lançado ontem ressalta que a rede pública de saúde está pressionada pela demanda de leitos de UTIs para adultos contaminados com o coronavírus. O quadro, segundo os pesquisadores, tende a ficar mais complicado. Seis estados e o Distrito Federal estão com mais de 80% das UTIs ocupadas.

Na nota técnica, os estudiosos disseram que “a situação está nitidamente piorando, embora o avanço da vacinação ajude a desenhar um quadro diferente do de outros momentos mais críticos da pandemia”.

A transmissibilidade da ômicron “gera números expressivos que pressionam o sistema de saúde” e com pacientes que necessitam de internação em UTIs. Para os pesquisadores, isso se explica por “uma parte considerável da população que ainda não recebeu a dose de reforço e outra parcela nem foi vacinada”.

“As UTIs estão atualmente só com casos de covid entre os não vacinados. Os imunizados dificilmente passam do atendimento ambulatorial”, disse Ludhmilla ao jornal O Globo em janeiro. Informação do portal Uol