O Banco Central do Canadá decidiu hoje subir os juros em 0,75 pontos percentuais, de 2,5% para 3,25% ao ano. A última alta da taxa havia sido em julho deste ano, quando o país subiu em 1 ponto percentual, a maior correção desde 1998. Os juros do Canadá começaram o ano em 0,25% ao ano e subiram 5 vezes desde então.
O Índice de Preços ao Consumidor – IPC do país está em 7,6% no acumulado de 12 meses até julho de 2022. A inflação desacelerou no mês. Em junho, era 8,1%, o maior percentual da série histórica, iniciada em 1996. O aumento dos juros no Canadá tem como objetivo controlar a inflação, que subiu no mundo depois das medidas de estímulos econômicos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A autoridade monetária afirmou que a inflação global continua alta e que os bancos centrais de todo o mundo continuam a apertar a política monetária. Ainda de acordo com o órgão, a atividade econômica dos Estados Unidos “moderou” e a China está “enfrentando desafios contínuos” com as restrições do fluxo de pessoas por causa da Covid-19. Informação do Poder 360