Unidade projetada com recursos sustentáveis
A Natura inaugurou este mês um complexo industrial em Benevides, município de 50 mil habitantes localizado no Pará. Chamado de “Ecoparque”, o empreendimento vai concentrar a produção de sabonetes e de óleos fixos da marca, além de gerar cerca de 250 empregos diretos e indiretos, até dezembro deste ano. Entre os diferenciais, foi utilizada a tecnologia de jardins filtrantes, um tratamento de efluentes a partir de raízes de plantas. Em um processo de fitorrestauração, livre de produtos químicos, bactérias alojadas nas raízes de plantas aquáticas realizam a decomposição dos poluentes.
Outra forma de poupar recursos ambientais foi a implantação de sistemas de geotermia, nos quais equipamentos captam o ar externo e promovem troca térmica no subsolo para diminuir a temperatura no interior dos edifícios. O Ecoparque é parte integrante da estratégia de atuação na Amazônia. Em 2000, a Natura passou a incorporar ativos da biodiversidade brasileira na formulação de seus produtos, unindo ciência e conhecimento tradicional à geração de oportunidades de trabalho e renda para centenas de famílias. Isso estimulou a desenvolver conceitos inovadores e impulsionou forte estratégia de pesquisa e desenvolvimento na região, resultando em grande número de tecnologias de insumos e produtos.
Em 2011, foi lançado o Programa Amazônia que tem como objetivo aumentar, de forma sustentável, de 11% para 30% a utilização de matérias-primas cosméticas com origem na região, movimentar R$ 1 bilhão em recursos próprios e beneficiar mais de 10 mil famílias de comunidades fornecedoras. Hoje, são 25 cooperativas atuando, envolvendo 2.571 famílias.