Parlamentar afirmou que votação deverá acontecer no próximo mês
O presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, informou que, assim que a pauta for liberada, vai incluir na Ordem do Dia do Plenário projeto de resolução que institui o Prêmio Câmara Cascudo para Promoção do Folclore Brasileiro. A expectativa é votar as matérias restantes até a primeira semana de abril.
A premiação será concedida a instituições e projetos com contribuições relevantes à promoção da cultura popular em diferentes categorias. A concessão do prêmio será feita pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, através de proposição dos parlamentares, mediante inscrição dos candidatos. Serão entregues diploma e medalha cunhada com a imagem de Luiz da Câmara Cascudo, em homenagem ao potiguar, estudioso do folclore brasileiro. A sessão solene será realizada em dezembro de cada ano, antes do recesso parlamentar, em homenagem ao aniversário de Cascudo.
Em sua justificativa, o autor do projeto, o deputado paulista Francisco Chagas argumenta que a promoção do folclore brasileiro ainda não recebe o reconhecimento adequado do poder público e da sociedade. “O prêmio tem por objetivo valorizar e divulgar as criações culturais tradicionais do Brasil que alicerçam a nossa identidade social e garantem a riqueza e a diversidade da nossa cultura”.