“Era uma campanha que alfabetizava para a vida”, disse Fátima
A senadora Fátima Bezerra homenageou Djalma Maranhão, que tomou posse, no dia 5 de novembro de 1960, como o primeiro prefeito de Natal eleito pelo voto popular. Segundo a parlamentar, a administração de Djalma foi marcada pela atenção ao setor educacional, com a valorização da cultura popular e por meio da educação inclusiva.
Com a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, ele conseguiu mostrar que não há nada que possa impedir que as pessoas tenham acesso à educação por meio de métodos que estimulem uma postura crítica e reflexiva do mundo a sua volta.
“Não era a educação pela educação, não era apenas o ler, escrever e contar. A campanha ‘De pé no chão também se aprende a ler’, inspirada nas ideias de Paulo Freire, era uma campanha que alfabetizava para a vida”, disse Fátima. Como homenagem a Djalma Maranhão, Fátima Bezerra informou que a Casa fará uma sessão solene em 16 de novembro, às 9h da manhã. Além disso, a Gráfica do Senado imprimirá a cartilha usada na campanha “De pé no chão também se aprende a ler”.