Uma reunião, realizada na última semana, tratou dos últimos detalhes da ação Ebserh Solidária, um mutirão itinerante que acontecerá nesta sexta-feira, nos 39 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. As atividades descentralizadas no estado do Rio Grande do Norte ocorrerão na Escola Municipal João Marques de Araújo e em uma Unidade Básica de Saúde, da cidade de Santa Maria. A infraestrutura disponível durante o evento totalizará de 26 salas onde acontecerão atividades educativas e assistenciais. Serão disponibilizados mais de 500 atendimentos.
Ações de atenção cardiovascular, atenção psiquiátrica, saúde bucal e prevenção do alcoolismo estarão sob a responsabilidade dos profissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes. A equipe da Maternidade Escola Januário Cicco realizará ações educativas, colposcopia, ultrassonografia transvaginal e mastologia. E a equipe do Hospital Universitário Ana Bezerra ofertará consultas ginecológicas com colposcopia, ultrassonografias, consultas em pediatria, fisioterapia, nutrição, clínica médica e psicologia.
O presidente da Ebserh, Kleber Morais, destacou a importância de a ação ocorrer fora do ambiente hospitalar. “A descentralização dos serviços oferecidos pela Rede Ebserh ressalta a humanização da saúde, em que o hospital vai até as pessoas que mais precisam de nossos atendimentos. Além disso, essa ação é um importante campo de prática para o ensino, para a pesquisa e para a inovação na área da saúde”, afirmou.