Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância de se expandir o acesso da população ao Teste do Pezinho Ampliado, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Jô Clemente, antiga APAE de São Paulo e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, lançam amanhã, no Dia Nacional do Teste do Pezinho, a campanha “Junho Lilás”, com a hashtag #VamosDarMaisUmPasso.
Hoje haverá o pré-lançamento da campanha, que está em sua 4ª edição consecutiva. Na ocasião, a médica pediatra Ana Escobar, que é embaixadora oficial de saúde do Instituto Jô Clemente, participará de uma live, que será realizada às 18h30, e terá a presença da neurologista infantil Fernanda Monti, consultora de erros inatos do metabolismo, e da farmacêutica bioquímica e supervisora do Laboratório da Organização, Sonia Hadachi. Os internautas poderão assistir o evento, pelo Facebook da Organização facebook.com/institutojoclemente/
O Teste do Pezinho oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde contempla a análise de somente seis doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência Biotinidase. Já o teste ampliado pode detectar até 50 doenças, sendo disponibilizado atualmente apenas nas maternidades privadas.