Junho Vermelho

O mês de junho faz parte do calendário de campanhas de conscientização, marcando a importância da doação de sangue para salvar vidas. Neste sentido, é preciso falar com urgência sobre as bruscas quedas no número de doadores que os hemocentros têm sofrido, por conta do avanço da pandemia causada pela Covid-19. Segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo, houve uma redução de até 70% dos estoques de sangue em todo o país.

O Ministério da Saúde não impediu, nem restringiu as doações de sangue nas recomendações para prevenção ao Covid-19, mas o medo de ser exposto ao novo vírus fez com que a população não procurasse os hemocentros, apesar de as instituições garantirem a proteção do doador. Portanto, o “Junho Vermelho” chama a atenção dos doadores em o Brasil. Se você quer saber se está apto a doar, precisa se encaixar nos seguintes requisitos:

*Estar em boas condições de saúde.

*Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos – menores de 18 precisam de um documento de autorização assinado pelos responsáveis.

*Pesar no mínimo 50kg.

*Estar descansado- ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

*Estar alimentado – evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

*Apresentar documento original com foto recente.