Trombose venosa

Ter as pernas marcadas por varizes às vezes é um problema para a estética feminina, mas a questão vai bem mais além e pode ser um dos fatores causadores da trombose venosa. Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de cirurgia Vascular de São Paulo. A séria enfermidade, que pode ser fatal, atinge três vezes mais mulheres do que homens, conforme relata a cirurgiã-vascular Carolina Camelo, que possui um consultório no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia.

Caso recente aconteceu com a cantora Anitta que chegou a ser internada em razão de trombose diagnosticada em uma das pernas. A doença ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo (trombo) em uma ou mais veias profundas de coxas e pernas. Esse coágulo bloqueia ou dificulta o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. A cirurgiã-vascular explica que a trombose não é tratada cirurgicamente.“O tratamento é feito com medicação anticoagulante, pois o coágulo sanguíneo não pode sair de onde está. Se sair ele pode até ir para o pulmão, tornando uma embolia pulmonar”, descreve ela.

Para a prevenção da doença, a especialista ressalta que é preciso manter uma hidratação constante; saber o histórico familiar, pois a genética influencia; manter o peso adequado e praticar atividades físicas, já que o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para a doença; ter uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo; reduzir o consumo de bebidas alcóolicas; após longos períodos sentados levantar e se movimentar um pouco.