Vereador Paulinho Freire – Foto: Elpidio Júnior
Devido o cancelamento de festas juninas, do adiamento de outras festas populares e das incertezas que vive o setor cultural no período de pandemia causada pelo coronavírus, diversos artistas de Natal foram prejudicados e até perderam suas fontes de renda, já que não podiam fazer suas apresentações ao público. Para minimizar as dificuldades enfrentadas pela classe artística natalense, foi publicada no Diário Oficial do Município, a Lei Nº 7.077/2020, de autoria do vereador Paulinho Freire.
De acordo com a Lei sancionada pelo prefeito Álvaro Dias, o Poder Executivo fica autorizado a remanejar até 10% do valor previsto na dotação orçamentária para apoio às festas tradicionais e festejos populares do município de Natal do orçamento da Fundação Cultural Capitania das Artes, o que corresponde a até R$ 2.147.000,00.
Enquanto perdurar os efeitos da pandemia, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento da cultura e apoio aos artistas locais, através de apresentações dos artistas de Natal realizadas de forma remota. A Lei vai beneficiar profissionais como músicos, roadies, técnicos de palco, vídeo, áudio, iluminação, programadores de mesa, operadores de áudio, vídeo, luz e imagem, artistas circenses e da cultura popular, entre outros.
“A classe artística foi muito prejudicada pela pandemia e vive momentos de incertezas. São famílias inteiras que perderam suas rendas e estão sofrendo. Essa Lei de autoria do nosso mandato valoriza os artistas da terra, e através dela, queremos continuar nosso trabalho de fortalecer e apoiar a cultura local porque esses natalenses precisam demais desse olhar. Agradeço à sensibilidade do Poder Executivo em sancionar uma iniciativa importante e de grande valor para a nossa classe artística. Estou muito feliz em poder contribuir”, ressaltou Paulinho Freire.