A Fundação Lemann, presidida pelo homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, lança a campanha “Toda Mulher é uma potência”, que visa dar visibilidade às mulheres que fazem a diferença na sociedade durante a pandemia de Covid-19. Na quarentena, mulheres de vários contextos sociais têm enfrentado o desafio de desempenhar suas tarefas no home office, cuidar dos filhos e das responsabilidades domésticas.
Segundo levantamento realizado pelas organizações Gênero e Número e SOF Sempreviva Organização Feminista, na pandemia, 50% das mulheres passaram a cuidar de alguém próximo; 41% das que conseguiram manter seus empregos afirmaram trabalhar mais na quarentena; e 40% afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento colocaram o sustento da casa e da família em risco. A vulnerabilidade é maior entre mulheres negras, visto que elas compõem 58% das mulheres desempregadas e 61% das que estão na economia solidária.
Os relatos compilados pela fundação serão divulgados a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em um vídeo-poema da escritora e narradora Ryane Leão. As mulheres selecionadas serão homenageadas nas redes sociais da Fundação Lemann ao longo do próximo mês. Para participar da campanha, qualquer pessoa pode indicar o nome e a história de uma mulher que tenha sido importante neste período por meio de um formulário disponível nas redes sociais da Fundação Lemann Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Informação Forbes