Foto: Moraes Neto
O Projeto Transforma RN pretende aumentar em pelo menos 15% a produtividade das unidades industriais participantes e uma melhoria de, no mínimo, 30% no índice de transformação de digital das mais de 500 indústrias potiguares do setor de alimentos e bebidas, que deverão ser atendidas. As metas são desafiadoras para um país onde a competitividade ainda é muito baixa, sobretudo entre os pequenos negócios. Atualmente, no estado, apenas quatro em cada dez pequenos negócios utilizam algum tipo de tecnologia digital. No entanto, o esforço das instituições fomentadoras do ecossistema de inovação busca reverter esse quadro.
As expectativas quanto aos impactos do Transforma RN são otimistas e, por isso, Igor Calvet está conhecendo de perto a estrutura da rede de parceiros envolvidos no projeto – Instituto Metrópole Digital Fiern, Agência de Fomento do Estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae no Rio Grande do Norte – assim como verificar a realidade e nível de maturidade das 50 empresas participantes dessa primeira etapa.
Na última sexta-feira, o presidente da ABDI cumpriu uma agenda de compromissos no Rio Grande do Norte, que incluiu visitas ao Instituto Metrópole Digital, no campus da UFRN, Fonte da Cristalina Água Mineral, em Macaíba, e à Raffe Cervejaria, essas duas últimas são empresas atendidas pelo projeto. o sócio-proprietário da Raffe Cervejaria, Fernando Nóbrega, reconhece a importância do projeto no apoio às pequenas indústrias de alimentos e bebidas. ASN