Vinte por cento das espécies de borboletas do mundo estão na Colômbia, país com a maior diversidade desses insetos no planeta, segundo estudo publicado ontem pelo Museu de História Natural de Londres. Um grupo internacional de cientistas compilou 3.642 espécies e 2.085 subespécies de lepidópteros e as registrou no documento “Borboletas da Colômbia, lista de verificação”.
“Mais de 200 espécies de borboletas desta lista são exclusivas da Colômbia e não são encontradas em nenhum outro país do mundo, então se as perdermos não haverá população de reserva e elas desaparecerão para sempre”, alertou a doutora Blanca Huertas, curadora do Museu de História Natural de Londres e parte da equipe de pesquisa.
Os cientistas envolvidos trabalharam neste projeto “durante a maior parte de suas carreiras”, com viagens ao país, análise de mais de 350 mil fotografias e uma compilação da bibliografia existente desde o século 18, disse o museu em um boletim. “A Colômbia é um país com uma grande diversidade de habitats naturais, uma geografia complexa e heterogênea (…) Esses fatores, somados à delicada ordem pública do século passado em certas regiões, têm limitado até agora, o avanço da exploração em campo”, indica o relatório.