O Museu da Língua Portuguesa, localizado na estação da Luz, em São Paulo, reabre suas portas ao público no dia 31 de julho, após 5 anos. Desde que sofreu um incêndio em dezembro de 2015, o local passou por uma grande reconstrução e reforçou suas medidas de proteção. A fim de manter o local o mais seguro possível para os colaboradores e visitantes após a reabertura, o Museu elaborou um projeto detalhado de medidas de segurança contra incêndio.
Com atuação da Associação Brasileira de Sprinklers uma das principais providências tomadas foi a adoção de sprinklers, conhecidos como ‘chuveiros automáticos’, um dos mais eficientes no controle de incêndios, pois combate as chamas ainda no início, evitando que o fogo se alastre no estabelecimento. inclusão deste sistema foi recomendada pelo próprio Corpo de Bombeiros como um sistema complementar, já que, pela legislação vigente, este sistema não era obrigatório devido à tipologia da edificação.
Desde o início da reforma, a ABSpk ofereceu apoio e atuou no processo de revisão do projeto, desenvolvido por projetista especializado, bem como na fiscalização da obra durante a execução do sistema de sprinklers. Para tanto, foi firmada uma parceria entre a ABSpk e a Fundação Roberto Marinho, responsável pela reconstrução do Museu em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.