Dermatologista Flávia Villela
A Harmonização Facial é um dos procedimentos mais procurados atualmente. Somente em 2020, o Google Trends aponta aumento pela procura do termo em cerca 540% na internet. Em contrapartida, o número de pessoas insatisfeitas com os resultados também tem aumentado, e até famosos estão desfazendo o procedimento.
Segundo a médica especialista em dermatologia Flávia Villela, a Harmonização Facial deve ser usada para a correção de pequenas imperfeições e insatisfações, porém o que vem acontecendo atualmente é uma padronização. Diante disso, surge um novo termo, a “desarmonização facial”, que se trata da retirada da harmonia do rosto. “Hoje implantaram um padrão de que todo mundo tem que ter a mandíbula bem marcada, o queixo proeminente, o feito “top model look”, para poder passar o blush. Ficando todo mundo muito igual,” explica a médica.
Flávia Villela explica como reverter o tratamento. “Existe uma enzima que se chama hialuronidase, se você faz e não agrada, é só reverter. Ou ele se degrada, em média em um ano”. Para a médica, a grande questão da desarmonização facial está na perda de identidade. “A pessoa perde um ponto interessante do rosto e acaba ficando tudo muito igual. Parece uma linha de produção, criando pessoas idênticas. Isso é muito ruim.”