O Ministério da Saúde anunciou ontem, que os 25 lotes da vacina CoronaVac interditados cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no último sábado foram bloqueados no Sistema de Insumo Estratégico da pasta. O bloqueio visa impedir que as doses que tiveram o uso suspenso sejam movimentadas.
O Butantan se reuniu com a Anvisa nesta segunda com o objetivo de liberar os lotes, mas não obteve sucesso. O Instituto afirmou ainda que vai enviar ainda nesta segunda os relatórios de não conformidade detectados durante a inspeção do órgão regulatório sanitário chinês na nova linha de envase.
Em nota, o Ministério da Saúde anunciou o bloqueio em sistema e declarou ainda que as doses interditadas que já foram distribuídas ou aplicadas “estão sendo rastreadas pelas equipes técnicas responsáveis e serão monitoradas e controladas até a decisão final da Anvisa”.
Além disso, a pasta orientou que as autoridades de saúde registrem as doses administradas nos sistemas de informação do SUS. Ao todo, foram interditadas 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China. Matéria completa no Portal G1