Vistos de Trabalho no Reino Unido

O governo do Reino Unido informou no último sábado que vai conceder até 10.500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra. As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e têm como objetivo mitigar a falta de trabalhadores na área do transporte e em setores-chave da economia britânica, como a criação de aves de granja.

Nos últimos dias e apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina após muitos produtos esgotarem em lojas e supermercados. A decisão de conceder os vistos vai no sentido contrário à diretriz defendida pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cujo governo entende que o Reino Unido não deve depender de mão de obra estrangeira.

Durante meses, o Executivo vem tentando evitar recorrer aos trabalhadores de fora, apesar das advertências de vários setores econômicos e de uma falta estimada em 100.000 caminhoneiros. O secretário dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapp, afirmou que, além dos vistos de trabalho, outras medidas excepcionais serão adotadas para garantir o abastecimento antes das festas de fim de ano. Portal G1