Reunião de Ministras do Mercosul

Realizada ontem em Brasília, a XVIII Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul teve como presidente a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto. A representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apresentou as políticas públicas brasileiras voltadas à população feminina e mediou as exposições dos países-membros do bloco sobre as realidades locais das mulheres.

As principais pautas discutidas no encontro virtual foram ações de proteção e enfrentamento à violência, participação política, igualdade de acesso e oportunidade e autonomia econômica. Sobre este tema, a gestora mencionou o Projeto-Piloto Qualifica Mulher, que tem a proposta de estimular a promoção da autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

“Investir na mulher é investir no desenvolvimento econômico. Nosso papel é, além de proteger, garantir a capacitação, com cursos profissionalizantes, para que sejam gerados emprego e renda”, afirmou Britto.

No Brasil, até 25 de outubro de 2021, foram registradas mais de 95,2 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher. “Outras violências” somam mais de 23,9 mil casos, segundo dados do Ligue 180, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Entre as iniciativas de enfrentamento a essa situação, a titular da Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres citaram a Casa da Mulher Brasileira, que integra o Programa Mulher Segura e Protegida.