Medicamento antiviral contra a Covid-19

O Reino Unido se tornou ontem o primeiro país do mundo a aprovar o uso do molnupiravir, medicamento antiviral contra a Covid-19 que foi desenvolvido em conjunto pela Merck Shape e Dohme e Ridgeback Biotherapeutics. A agência reguladora de medicamentos e produtos de saúde britânica recomendou que o medicamento oral seja utilizado o mais rápido possível após um teste de Covid-19 positivo, dentro de cinco dias após os primeiros sintomas.

A autorização no Reino Unido ocorre no momento em outras agências nos Estados Unidos e na Europa avaliam o uso do medicamento. Conselheiros americanos se reunirão ainda neste mês para votar se o molnupiravir deve ser autorizado.

A pílula, que será chamada de Lagevrio na Grã-Bretanha, tem sido observada de perto desde que dados divulgados pela empresa no mês passado mostraram que ela pode reduzir pela metade as chances de morte ou hospitalização quando administrada no início da doença em pessoas com maior risco de desenvolver Covid-19 grave.

O governo britânico ainda irá confirmar como este tratamento contra a Covid-19 será administrado em pacientes. Testes anteriores indicaram eficácia quando o remédio foi ingerido a cada 12 horas, durante cinco dias. Informação do portal Uol