Mulheres poderosas

Oprah Winfrey

A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey foi eleita pela revista Forbes como a mulher mais poderosa de 2021 na categoria “mídia”. Seu nome também consta na lista geral das 100 mulheres mais poderosas do mundo e ocupa a 23ª posição. Como destaque do ano, a Forbes relembrou a entrevista conduzida por Oprah com Meghan Markle no mês de março, quando questionou a esposa de Harry sobre a saída de ambos da família real britânica. “Você se calou? Ou a calaram?”.

A pergunta gerou discussões em âmbito mundial sobre o papel da imprensa e o sistema de poder envolvendo a realeza —e o programa foi assistido por 17,1 milhões de telespectadores. De acordo com a revista, Oprah acumulou um patrimônio líquido de US$ 2,6 bilhões ao longo da sua trajetória.

Na lista geral da Forbes, a filantropa MacKenzie Scott, ex-mulher de Jeff Bezos, fundador da Amazon, ocupa o primeiro lugar. Entre seus feitos de maior destaque está a doação de US$ 4,1 bilhões no ano passado para mais de 300 organizações de causas humanitárias. Também constam no ranking a bilionária Melinda Gates, a cantora e empresária Rihanna, a vice-presidente dos EUA Kamala Harris, a presidente de Taiwan Tsai Ing-wen, as cantoras Taylor Swift e Beyoncé, Rainha Elizabeth II e a tenista Serena Williams.