Após meses de inconsistência que resultou na suspensão do procedimento, a prova de vida volta a ser obrigatória em janeiro de 2022. Portanto, os segurados que não mantiverem a situação cadastral regular de acordo com o calendário estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social terão o benefício suspenso a partir de janeiro.
Ao contrário de 2021, no ano que vem, a atualização cadastral da prova de vida do INSS será baseada no mês de aniversário do segurado. No decorrer deste ano, o cronograma teve como base o último mês de vencimento conforme estabelecido pelos bancos.
Até do dia 31 de janeiro de 2022, dois grupos são obrigados a realizar a prova de vida caso não queiram ter o pagamento do benefício suspenso no mês subsequente. Tratam-se dos aniversariantes de janeiro e os beneficiários cujo recadastramento venceu entre o período de novembro de 2020 a junho de 2021.
Embora algumas alternativas virtuais tenham sido implementadas para facilitar a execução da prova de vida durante a pandemia, ainda que não fosse obrigatória, a preferência é para que o procedimento seja realizado de maneira presencial junto ao banco responsável pelo pagamento do benefício. Contudo, também é possível realizar a comprovação por meio de biometria facial ou digital. Portal Terra.