A Decisão da prefeitura de Nuremberg na Alemanha de transformar antigo prédio nazista em sede de eventos gera polêmica. Críticos dizem que a cultura não deve diluir memória das atrocidades do Terceiro Reich. A administração da referida cidade confirmou na última semana que uma antiga construção nazista abrigará temporariamente a Ópera de Nuremberg
O edifício em forma de U visava representar todo o poder do regime nazista: o pavilhão de congressos do antigo Reichsparteitagsgelände – arena de desfile do partido nazista foi construído para abrigar gigantescos comícios e eventos de propaganda do Terceiro Reich.
O edifício permaneceu como um símbolo do fracasso da megalomania nazista. Junto com o complexo de edifícios Colosso de Prora na ilha de Rügen, é um dos maiores edifícios monumentais preservados da era nazista. Agora, a ópera e o balé do Teatro Estatal de Nuremberg passarão para o gigantesco pátio, que terá um telhado provisório construído sobre ele.
As apresentações acontecerão no local. Oficinas, salas de ensaio e escritórios ficarão localizados no prédio em forma de U. A atual sede da Ópera de Nuremberg precisa de sete a dez anos para sua renovação e, portanto, vale a pena investir na estrutura temporária da velha construção nazista. A secretária de Cultura de Nuremberg até propôs que o prédio seja usado permanentemente como centro cultural.