Após rumores de que empresas de leasing teriam pedido três aeronaves de volta, a Itapemirim Transportes Aéreos vai enviar duas delas para os Estados Unidos no dia 17 de janeiro. São elas as PS-SFC e PS-ITA, ambas de propriedade da DCAL 2 Leasing Limited. De acordo com documento da Agência Nacional de Aviação Civil, obtido com exclusividade pelo Congresso em Foco, o motivo dos voos é “translado para uma base onde a aeronave será armazenada” no Tucson International Airport, localizado no estado do Arizona.
A solicitação de autorização especial de voo internacional não trata nem de manutenção das aeronaves no exterior e, tampouco, sobre o retorno dessas aeronaves ao Brasil. Logo após o cancelamento dos voos da Itapemirim e da suspensão do certificado de operador aéreo da empresa, fontes do mercado de aviação civil afirmaram que os lessors, empresas proprietárias das aeronaves usadas pela Itapemirim, haviam pedido a devolução das aeronaves.
O certificado de operador aéreo da Itapemirim Transportes Aéreos foi suspenso pela Anac no dia 17 de dezembro, mesmo dia em que a empresa suspendeu todos os seus voos, e foi sido proibida de comercializar passagens desde o dia 8 de janeiro. Portal Congresso em Foco