Executivos a frente das companhias American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, além de representantes de outras empresas e transportadoras do ramo enviaram uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, em que pedem o fim da lei federal que obriga o uso de máscaras em aviões e aeroportos. O pedido assinado pela união “Airlines for America”, que representa todas as empresas do setor no país, justifica que a obrigatoriedade “não faz mais sentido no atual contexto de saúde pública”.
“Estamos pedindo [a liberação] não só para o benefício dos viajantes, mas também pelos milhares de funcionários das companhias aéreas responsáveis por impor uma ‘colagem’ de regulamentos já ultrapassados que foram implementados em resposta à Covid-19”, diz ainda a organização.
Segundo o jornal The New York Times, a carta aberta a Biden é a primeira manifestação pública da indústria de aviação como um todo contra a ordem federal, estendida até a metade de abril recentemente. Até o início deste mês, todos os estados americanos já haviam eliminado a obrigação do uso de máscaras em espaços públicos fechados, no entanto. Grandes pontos turísticos, como os parques da Disney e da Universal.