A Câmara Municipal de Natal aprovou esta semana um projeto de lei do vereador Aldo Clemente que institui o Programa de Cooperação e o Código “Sinal Vermelho” no âmbito do município do Natal. O projeto visa combater e prevenir a violência doméstica ou familiar.
O Código Sinal Vermelho é uma forma do pedido de ajuda para mulheres em situação de violência, por meio do qual a vítima sinaliza o pedido de socorro e ajuda expondo a mão aberta com uma marca em forma de um “X”, se possível, na cor vermelha. O projeto foi aprovado à unanimidade pelos parlamentares, que elogiaram a iniciativa do autor.
“A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma realidade no País e não é diferente em nosso Município. Semanalmente vemos no noticiário casos de mulheres que são violentadas e até mortas por companheiros ou ex-companheiros. Esse projeto visa prevenir e combater exatamente esse tipo de violência, a fim de aumentar a rede de proteção às mulheres que são vítimas dos agressores”, disse o vereador Aldo Clemente, autor da proposição.