Para alguns, tomar banho pode ser um momento de relaxamento e descanso. Para outros, apenas um necessário ritual de limpeza. Já para a empresária Adriana Calil Amorim, 56 anos, a palavra “banho” ganhou um significado especial: o de solidariedade e criação de vínculo com outras pessoas.
Adriana é a idealizadora do Banho do Bem, uma iniciativa que vem sendo realizada há 4 anos na região central de Brasília para levar mais dignidade à população de rua. Todos os domingos, com a ajuda de voluntários, ela leva um ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto. No veículo, pessoas em situação de rua têm acesso a chuveiro, água limpa e privacidade para poderem tomar banho.
O ônibus é adaptado e equipado com 4 chuveiros com água quente — aquecida a gás — e todo tipo de material de higiene, de sabonete e xampu até creme hidratante e perfume. No local, ainda é possível vestir roupas limpas previamente doadas ao projeto, fazer a barba e cortar o cabelo. Além disso, todos saem com um kit composto por escova, pasta de dentes e sabonete. Informação do portal Uol