Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Amanhã, 8 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. Criado pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo e é a 1ª causa de morte, por doença, entre crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos. Questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente, quando se considera que cerca de 85% dos cânceres são considerados potencialmente evitáveis, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Estudos do INCA/2020 mostram que o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes, no Brasil, e a segunda causa de óbito, neste grupo etário. Afunilando os dados, no RN, o número é de 130 casos novos, por ano 2020 – 2022. Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas. A escassez de políticas públicas, voltadas para este nicho de atendimento, fez com que a taxa de mortalidade do câncer infantojuvenil, no país, atingisse o dobro da verificada em países desenvolvidos, com uma média 43,4 mortes por milhão. Esse patamar permanece estagnado há 20 anos, segundo pesquisa do Instituto Desiderata -2020.

Durante a pandemia, foi observada uma grande redução no acesso aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer em todos os países. Os novos diagnósticos sofreram uma queda de 77%. No Brasil, o INCA estima, para o próximo triênio, a triste marca de 625 mil novos casos de câncer, por ano, dos quais, quase 10 mil em crianças.