Imposto de Renda

O seu compromisso com a Receita Federal não acaba no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda. É importante acompanhar o processamento da declaração até o crédito da restituição ou mesmo depois de quitar o Darf, caso você tenha imposto a pagar. Durante esse período, a Receita pode descobrir erros ou inconsistências nas informações prestadas que irão travar o pagamento da sua restituição ou que podem obrigar você a pagar ainda mais imposto, com multa.

Se você não resolver os problemas apontados, sua declaração irá para a malha fina. Nesse caso, só depois de corrigidos os erros que você receberá a restituição, em um dos chamados lotes residuais, que são pagos pela Receita no fim do ano ou início do ano seguinte. Na grande maioria das vezes, os erros apontados são simples de resolver. Basta enviar uma declaração retificadora.

Acompanhar o andamento da declaração é simples. Basta acessar o site da Receita Federal por meio do e-CAC e informar seu CPF, código de acesso e senha. Também é possível acessar o sistema com uma senha “gov.br”, que permite entrar nos sites do governo federal. Caso não tenha o código de acesso ou a senha “gov.br, siga as orientações para gerar o código ou a senha no próprio site. Informação do portal Uol