Vacinação infantil

Por maioria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou hoje o uso emergencial da vacina Coronavac contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos. Até então, o imunizante era autorizado apenas para crianças a partir de 6 anos. A votação da diretoria foi aberta pela relatora, a diretora Meiruze Freitas, que se posicionou favorável à ampliação da vacinação. Depois, os diretores Rômison Mota, Antonio Barra Torres e Alex Machado e a diretora Cristiane Rose Jourdan acompanharam o voto.

Meiruze citou os benefícios da imunização para o grupo, e ressaltou a importância para redução de casos graves, complicações e sequelas causadas pela doença, e mortes. A relatora reforçou o pedido para que o Butantan continue enviando dados de estudos e acompanhamento da faixa etária.

“Assim, mesmo considerando as limitações e incertezas relatadas pela área técnica, permitir que os gestores de saúde façam a avaliação do real custo de efetividade de usar a Coronavac, bem como o direito dos pais que desejam vacinar os seus filhos, passa pelo escopo dessa avaliação”, disse a diretora.