O Museu Horniman, localizado em Londres, informou na última semana que devolverá à Nigéria 72 artefatos que foram saqueados por soldados britânicos no Reino de Benin, no século 19. Entre os itens a serem devolvidos, estão 12 esculturas de marfim, bronze e latão conhecidas como Bronzes do Benin, um galo de latão e uma chave do palácio do rei, de acordo com informações da BBC News.
Ainda de acordo com a publicação, a decisão de devolução segue uma solicitação da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria. O museu localizado no sudeste de Londres afirma que consultou membros da comunidade, visitantes, crianças em idade escolar, além de acadêmicos, profissionais do patrimônio e artistas nigerianos e do Reino Unido para considerar o futuro dos artefatos.
“A evidência é muito clara de que esses objetos foram adquiridos à força e a consulta externa apoiou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver sua propriedade à Nigéria. O Horniman está satisfeito por poder dar este passo e estamos ansiosos para trabalhar com o NCMM para garantir cuidados de longo prazo para esses artefatos preciosos”, complementou Eve Salomon, presidente do museu, segundo a BBC. Publicou o portal Terra