A Casa Durval Paiva realiza ações e capacitações, alusivas ao “Setembro Dourado”, buscando esclarecer os principais sinais e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto. No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Instituto Nacional de Câncer –INCA estima que sejam diagnosticados, por ano, mais de 8.400 novos casos de câncer infantojuvenil. Destes, no Rio Grande do Norte, o número chega a 130 casos, por ano. Infelizmente, há muitos que são encaminhados aos hospitais de referência em estágio avançado ou são subnotificados.
É importante estar alerta aos principais sinais e sintomas: Desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso. Todas as datas e ações programadas pela Casa Durval Paiva serão disponibilizadas nas redes sociais @casadurvalpaiva e pelo site www.casadurvalpaiva.org.br.