Alerta da diabetes

 

Uma pesquisa mostra que 84% dos endocrinologistas e cardiologistas participantes não realizaram o índice tornozelo-braquial no último ano. O exame não invasivo analisa problemas de circulação nas pernas e pode alertar para o risco de amputação em pessoas com diabetes tipo 2. O levantamento “Receita de médico: o que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares” ouviu 654 profissionais.

O levantamento “Receita de médico: o que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares” ouviu 654 profissionais e a íntegra dos resultados será apresentada nesta semana. O estudo é liderado pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da USP -Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, em parceria com o Diaacordis, Endodebate e Editora Clannad.

A avaliação tornozelo-braquial ajuda a identificar DAOP – doença arterial obstrutiva periférica, aterosclerose – enrijecimento das artérias, além de alertar para o maior risco cardiovascular. Adiabetes é uma doença em que há a ausência ou insuficiência de insulina, hormônio responsável pelo aproveitamento da glicose como fonte de energia. A glicose em excesso pode levar a várias alterações e complicações no corpo já conhecidas pela maioria das pessoas, como problemas nos rins, na visão e no coração. Do Uol