Vila de Natal – Cristiano Hansen

Em meio às tradições de Natal, os presépios ganham espaço nas casas pelo mundo quando chega a data. Em Juiz de Fora, por exemplo, o artesão Cristiano Hansen monta as imagens há mais de 20 anos para manter o legado da família. Ano após ano, ele inova e apostou para 2022 em uma grande Vila de Natal em miniatura. São mais de 300 itens, entre chafarizes, trenzinhos e muito mais. As peças foram montadas na casa dele, no Bairro Borboleta.

Tudo começou com a tradicional árvore de Natal das vovós Catarina Yung Hansen -alemã e Ernestina Sandin de Almeida –italiana, às quais, Cristiano Hansen se inspirou desde cedo e aprendeu a amar uma das datas cristãs mais simbólicas. Ernestina tinha uma casinha de resina que chamava muita atenção do pequeno Cristiano, que cresceu vendo as avós comemorarem um dos dias mais lindos do ano com árvore de Natal seca com algodão e bonequinhos de plástico.

A casinha da dona Ernestina deixou de ser sozinha e ganhou outras companheiras e outros companheiros: os bonecos. Cristiano construiu todo o cenário com que ele ganha ou compra. O aumento dos itens fez com que ele mudasse por vezes o lugar onde ficava a grande montagem. As culturas italiana, alemã e brasileira somaram uma à outra no verdadeiro espírito de Natal. Esse ano o propósito do artesão era ter algo diferente, um parque de diversão para se somar ao circo e demais paisagens representadas em miniaturas.