Projeto Salvando Pernas

O  médico Gutenberg Gurgel, ladeado pelos deputados Galeno Torquato e Cristiane Dantas

Nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania discutiram sobre o projeto “Salvando Pernas”, que visa diminuir, em pelo menos, 50% as amputações causadas pela Diabetes, no Rio Grande do Norte. O angiologista, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional RN, Gutenberg Gurgel, idealizador do projeto, esteve presente acompanhando a deputada estadual Cristiane Dantas, que defende a causa e criou um Projeto de Lei.

Durante a audiência, foi verificado que existe uma Lei voltada para os diabéticos. Neste caso, a deputada Cristiane Dantas entra com um Projeto de Lei complementar para alterar a existente e, assim, ampliar a política pública com o objetivo de colocar o “Salvando Pernas” em prática. O deputado estadual, Galeno Torquato, demonstrou total apoio para a execução do projeto.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 5-15% dos pacientes com diabetes vão sofrer de úlceras de membro inferior em algum momento da vida. E, 50% das úlceras se tornam infectadas, enquanto 20% evoluem para amputação do membro.

Pacientes com diabetes têm chance de 15 a 30 vezes maior de sofrer amputação do membro inferior se comparado a pacientes não diabéticos, sendo, a cada seis pacientes amputados por lesões não traumáticas, cinco foram por Diabetes Mellitus. Mais de 80% dos diabéticos com feridas crônicas nos pés evoluem para amputação e, desses, metade sofrerá nova amputação no período de dois a três anos.