Gustave Eiffel morreu há cem anos. A RFI aproveita o centenário de morte, marcado na França com uma série de eventos, para falar do legado do engenheiro francês que entrou para a história como o “mágico do ferro”. A Torre Eiffel, seu monumento mais famoso, inaugurado em 1889, é também um dos mais copiados. Em todo mundo, há mais de 70 réplicas do principal cartão postal de Paris, cinco delas estão localizadas no Brasil.
Uma das réplicas da Torre Eiffel no Brasil mais fiéis à original é a do Barra World Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com cerca de 35 metros e em aço, a réplica fica no centro de uma praça, cercada por prédios tipicamente parisienses.
O shopping temático, inaugurado em 2002, reproduz outros monumentos emblemáticos de outros países, como a Torre de Londres, de Pisa ou a Esfinge de Gizé, mas a Torre Eiffel é a principal atração confirma José Koury, diretor do Barra World Shopping. A réplica carioca da Torre Eiffel é visitada por cerca de 1 milhão de pessoas por ano, segundo dados da direção do shopping. Informação do Uol