A campanha Maio Roxo tem como objetivo de chamar atenção para as Doenças Inflamatórias Intestinais -DII’s, que são o grupo de patologias do trato digestivo, tendo como principais representantes a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, no Brasil são cerca de 100 diagnósticos para cada 100 mil habitantes.
Emagrecimento sem causa específica, cólicas abdominais e diarreia crônica são sintomas comuns. De acordo com o médico Glaucio Britto, especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva do Hospital Promater, é importante atenção aos sintomas e conhecer sobre as doenças para saber quando é necessário procurar um especialista.
“As DII’s são patologias crônicas que causam inflamação no nosso intestino e são basicamente divididas em duas doenças: a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn. A retocolite ulcerativa é uma inflamação crônica do intestino, podendo acometer os cólons no intestino grosso e o reto. Enquanto que a Doença de Crohn é uma inflamação transmural do tubo digestivo, pode acometer desde boca até a região perianal. As manifestações clínicas dessas doenças são variáveis, mas os sintomas são parecidos. Por isso, é importante procurar um especialista para o diagnóstico”, ressalta o médico.
Apesar de serem crônicas, as DII’s possuem tratamento e controle. As causas ainda são desconhecidas e possuem caráter autoimune, entretanto, é necessário ter cuidados porque a má alimentação e o estresse podem contribuir para agravar os sintomas. Após a suspeita a partir do quadro clínico, o médico encaminha o paciente para a realização de exames que possibilitam o diagnóstico e, em seguida, é iniciado o tratamento adequado de acordo com o quadro clínico.