Começou a contagem regressiva para a Festa de Santana, padroeira de várias cidades potiguares. Em Currais Novos e Caicó, no Seridó, o evento religioso e social mobiliza mais de 150 mil pessoas durante 10 dias, incluindo novenas, feirinhas de gastronomia e artesanato, desfiles cívicos, corridas de rua e o grande encerramento: a procissão. Para que tudo ocorra com segurança, a Neoenergia Cosern lembra aos organizadores, comerciantes e pessoas diretamente envolvidas nas festividades,que é necessário ficar atento a alguns procedimentos.
De acordo com José Gomes, gerente de Operações da distribuidora no Seridó, serão inspecionados cerca de 20 quilômetros de redes de baixa e média tensão em Currais Novos, Caicó e Santana do Matos – cidade da região Central que também realiza procissão no dia 26 de julho. _“Nós também inspecionamos cuidadosamente transformadores, postes e circuitos que levam energia aos locais onde são montados palcos e os vários eventos da Festa de Santana”_, explica José Gomes.
Na inspeção, são utilizados veículos equipados com câmeras de termovisão, uma tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico – cabos, transformadores, subestações, por exemplo e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas da distribuidora em Natal.