Quando se fala na campanha eleitoral de 1960, em Natal, de imediato vem à mente as passeatas com pessoas carregando bandeiras e galhos de árvores pelas ruas da cidade, dia e noite à dentro. Não falta, também, quem recorde uma música ou um fato da campanha de Aluízio Alves contra Djalma Marinho pela cadeira do governador Dinarte Mariz e de Djalma Maranhão a prefeito da capital contra o deputado Luiz de Barros.
“Mesmo quem não viveu aquela época ou nem tinha nascido, como é o meu caso, sabe que um dia houve uma campanha eleitoral tão inovadora que mudou para sempre o jeito de se conquistar o voto do eleitor potiguar”, observa o jornalista e pesquisador Ciro Pedroza.
Foi essa importância para a história do marketing político brasileiro que motivou a pesquisa de mestrado realizada por Ciro na renomada Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, que agora virou livro. Com lançamento nesta quinta-feira, “O Triunfo da Esperança: A Campanha de 60 em Natal/RN” tem ilustrações do artista plástico Flávio Freitas. A sessão autógrafos acontecerá a partir das 16h, no Temis Clube Balcão Bar, na sede social do América FC, ao preço de R$ 70,00.