Nem tudo são flores!!!

Nos últimos anos, alguns países da Europa, mais especificamente Portugal, testemunharam um verdadeiro êxodo de brasileiros em seu território. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Agência para Integração, Migrações e Asilo, um órgão português responsável por controlar a entrada no país e emitir autorizações de residência, informou que 240 mil brasileiros moravam em Portugal em 2022, sendo que esse número já chegou a 393 mil no ano passado.

O aumento de brasileiros morando em Portugal aconteceu devido à desburocratização para obter residência no país, que aconteceu por meio da automatização desse processo, facilitando sua regularização. Nos últimos anos, os brasileiros provocaram, sim, uma mudança radical no mercado de trabalho local e na estrutura da economia portuguesa. O governo local divulgou dados mostrando que, em 2022, trabalhadores brasileiros contribuíram com a quantia recorde de 669 milhões de euros para a Segurança Social sistema previdenciário lusitano.

Mas nem tudo são flores. A comunidade brasileira ainda enfrenta diversos desafios, como alto custo de moradia, dificuldade de acesso a serviços públicos, baixos salários e dificuldade de acessar o mercado de trabalho qualificado. Atualmente, o aluguel de um apartamento com um quarto em Lisboa custa por volta de 2.500 euros, sendo que o salário médio é cerca de 750 euros.

A frase “O sonho virou um pesadelo” se tornou algo comum na boca de milhares de brasileiros que se frustraram em tentar fazer a vida em algum país da Europa. Com isso, muitos deles recorreram a programas do governo, como a Organização Internacional para Migrações e a Agência da ONU para as Migrações, que custeiam passagens aéreas e emissão de documentos, oferecem recursos financeiros para reintegração no país de origem, além de dar assistência psicossocial para as pessoas e famílias que decidem ir embora do país para onde migram. Informação Mega Curioso