Foto: Tatiana Bertoni
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer de colo do útero, o Outubro Rosa, o Opinião aborda nesta sexta-feira, a importância da prevenção, tratamentos e vida após o diagnóstico da doença. Apresentado por Rita Lisauskas, vai ao ar às 20h, na TV Cultura.
O câncer de mama é o segundo mais diagnosticado em todo o mundo, perdendo apenas para o de pulmão. Entre as mulheres, é o de maior incidência. No Brasil, a previsão para este ano de 2024, segundo o Instituto Nacional do Câncer, , é que 73.610 novos casos sejam registrados. Atualmente, a doença não é vista mais como uma sentença de morte. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura.
Para conversar sobre o assunto, participam da edição a mastologista e líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C. Camargo Cancer Center Fabiana Makdissi e a influenciadora e palestrante Jussara Del Moral, paciente com câncer de mama metastático há 17 anos. De forma remota, a oncologista da Oncologia D’OR e presidente do Instituto Nosso Papo Rosa, Sabrina Chagas. apenas 1% dos casos, os homens também podem ter a doença.