Joe Biden na Amazônia

A primeira visita de um presidente dos Estados Unidos  em exercício, foram prometidos mais US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia e medidas para preservação da floresta. O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou ontem a Manaus na primeira visita à Amazônia de um presidente americano em exercício, antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde participa até a próxima terça-feira da cúpula do G20.

A viagem histórica tem o objetivo de tentar ressaltar o compromisso do chefe de governo americano com a preservação da região. “A luta contra a mudança climática tem sido uma causa determinante da liderança e da presidência do presidente Biden”, disse a Casa Branca em um comunicado divulgado pouco antes de Biden chegar ao Brasil.

A Casa Branca informou no comunicado deste domingo que “o presidente Biden anunciará que os Estados Unidos cumpriram sua promessa histórica de aumentar o financiamento climático internacional dos EUA para mais de 11 bilhões de dólares por ano até 2024”. A União Europeia, no entanto, continua sendo o maior contribuinte global para o financiamento climático. Informação do Terra