Deportação no Reino Unido

Pelo menos 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram deportados do Reino Unido em voos secretos do governo nos meses de agosto e setembro deste ano. A informação é do jornal The Guardian. De acordo com a publicação, o país nunca havia deportado tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos escondidos. Entretanto, as deportações são classificadas oficialmente como voluntárias.

O governo britânico disse ao jornal que está intensificando as ações contra a entrada e permanência ilegal de imigrantes. A prática tem gerado preocupação entre organizações defensoras dos direitos de imigrantes. Muitas dessas crianças, deportadas juntamente com suas famílias, haviam crescido no país e estavam legalmente integradas ao sistema educacional britânico.

Ainda segundo o jornal, o Ministério do Interior do Reino Unido, órgão responsável pelas políticas de migração, ofereceu incentivos de até 3.000 libras – aproximadamente R$ 22 mil para que imigrantes aceitem ser deportados voluntariamente. Informação do Terra