ALRN – Inteligência Artificial  

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte  vem se destacando pela inovação tecnológica ao incorporar Inteligência Artificial  em suas rotinas há pelo menos cinco anos. As soluções desenvolvidas pela Diretoria de Gestão Tecnológica e Inovação já estão presentes em diversas áreas da Casa, promovendo maior eficiência, segurança e acessibilidade aos processos legislativos.

O diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, lembra que a necessidade de inovação se intensificou durante a pandemia, quando foi preciso criar um sistema seguro para votação remota dos deputados. “Precisamos rapidamente desenvolver uma aplicação onde os parlamentares pudessem votar fora do plenário, em sua residência ou em qualquer outro local. Para garantir a segurança, incorporamos o reconhecimento facial à aplicação”, recorda.

Desde então, essa tecnologia avançou, sendo utilizada para autenticar e registrar votos de forma segura. O sistema passou a usar redes neurais para aumentar a precisão e agilidade no reconhecimento facial, tornando-se uma ferramenta essencial no dia a dia do Legislativo potiguar.

Outra inovação implantada na ALRN foi a Inteligência Artificial para transcrição de vídeos de reuniões. Esse recurso permite transformar gravações de sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas em texto automaticamente. O coordenador de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica e Inovação, Berg Freire, destaca os benefícios dessa tecnologia. “Facilita o registro oficial, a pesquisa por conteúdo e a confecção da ata, além de ampliar a acessibilidade e garantir maior transparência ao trabalho legislativo”, explica.