Teve encerramento na ultima sexta-feira, o II Congresso Sudeste de Comunicação Pública, na Câmara Municipal de Campinas-SP. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores, gestores e profissionais da área para discutir os desafios e inovações na comunicação legislativa. Entre os destaques do evento, esteve a participação do presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas e Chefe da Divisão de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Gerson de Castro.
A programação teve início às 9h com um café de boas-vindas, seguida pela mesa-redonda “Conteúdo para TV Pública: Além da Cobertura Legislativa”, que debateu a necessidade de ampliar a programação das emissoras legislativas, indo além das transmissões das atividades parlamentares. O debate contou com a participação de Dario DJota Carvalho – TV Câmara Campinas, Flavio Correa -TV Câmara Distrital, Gerson de Castro -ASTRAL/ALRN e Mirna Abreu -TV Câmara Campinas, sob mediação de Vinícios Franzoni -TV Câmara Araras.
Para Gerson de Castro, é essencial que as TVs legislativas explorem novas linguagens e formatos para engajar a população. “A TV pública tem um papel fundamental na democratização da informação e na aproximação do cidadão com o poder legislativo. Precisamos inovar e oferecer conteúdo mais dinâmicos e acessíveis, que despertem o interesse da sociedade em geral para os temas que impactam diretamente suas vidas”, destacou.