A campanha Abril Laranja destaca-se por lançar luz sobre o debate da prevenção à crueldade animal, ressaltando a importância crucial da educação e conscientização pública. Iniciada nos Estados Unidos em 2006, o movimento alerta a sociedade sobre as necessidades básicas dos animais de estimação, como alimentação adequada, abrigo e cuidados veterinários.
Para a médica-veterinária e professora de Medicina Veterinária, Luanna Azevedo, o Abril Laranja é mais do que uma campanha sazonal; é um chamado à ação e reflexão contínua sobre nossas responsabilidades para com os animais. A especialista é coordenadora do Centro Médico Veterinário da Universidade Potiguar.
“Ao longo dos anos, testemunho as consequências devastadoras do abandono, negligência e abuso animal. Por isso, essa campanha é uma oportunidade para enfrentar esses desafios de frente, destacando a necessidade de legislação mais rigorosa, programas de conscientização contínua e acesso ampliado a serviços veterinários para quem mais precisa”, avalia.