A ansiedade, depressão, mutilação, crise de pânico e até suicídios são situações que crescem exponencialmente e preocupam o poder público e a sociedade. Mas o que está sendo feito para enfrentar esses problemas? Foi buscando contribuir com esse desafio que foi criado em 2023 o projeto “Agente de Saúde Mental”, segunda fase do programa “VivaMente” que trabalha os transtornos de saúde mental nas comunidades escolares de Natal desde 2019.
De iniciativa do vereador Dickson Júnior, o “Vivamente” foi aprovado no mandato passado, mas a Lei Nº 6.961 sancionada pela Prefeitura do Natal no dia 31 de outubro de 2019 nunca chegou a ser executada como política pública pelo poder executivo. Desse modo, o parlamentar decidiu iniciar ações, provando que é possível fazer algo e ter bons resultados. Assim, ele reuniu em 2020 psicólogos e assistentes sociais em manhãs de sábado em duas edições em escolas municipais Escola Joaquim Honório, no bairro do Alecrim, realizando vivências com grupos de pais e professores e funcionários.
Agora, o Vivamente lança uma segunda abordagem: diretamente com os alunos. Paras participar do projeto ASM, estudantes adolescentes se voluntariaram a participar da experiência que se assemelha a bombeiros mirins, escoteiros – com o aprendizado de práticas solidárias e multiplicadoras. Uma equipe de psicólogos vem conduzindo todo o trabalho de desenvolvimento de ações práticas voltadas aos cuidados da saúde mental deles no contexto escolar, educacional e comunitário.