Instituído pela Lei nº 13.435/2.017, o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, focado na conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. No período, ampliam-se as ações como palestras e divulgação nas mídias, simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação
A importância dessa medida tem estreita relação principalmente com o nascimento de bebês prematuros, que acabam sendo separados das mães e tratados com base em cuidados médicos e profissionais.
O Brasil ocupa o nono lugar mundial em número absoluto, com partos que acontecem antes da 37a semana de gestação. Cerca de 11% dos 637.613 nascimentos registrados anualmente ocorrem dentro deste cenário e, para a médica pediatra, Tatiana Cicerelli, o primeiro princípio é direcionar o foco da campanha a fatores relacionados à nutrição desses bebês.
A pediatra explica que além de ser um ato de carinho, que traz proximidade entre mãe e recém-nascido, os primeiros olhares, primeiros toques, reconhecimento entre a relação familiar que se inicia, o aleitamento materno é determinante para os desfechos de saúde e desenvolvimento dos pequenos, capaz ainda de reduzir as causas de mortalidade em unidades de terapia intensiva neonatal entre bebês prematuros.