Durante o mês de abril, marcado pelo mês de prevenção de acidentes de trabalho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, pelo terceiro ano consecutivo, promove o ‘Abril Verde – Circuito de Qualidade de Vida’, que acontecerá no dia 26, no Parque das Dunas. Segundo Raphaelle Brites, responsável pelo setor de Qualidade de Vida no Trabalho da Casa, o Abril Verde acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7, e ao dia das vítimas de acidentes de trabalho, no dia 28, e a Casa segue com a campanha de conscientização e prevenção como acontece durante todo o ano, mas que se intensifica no mês de abril.
“Isso a gente institui na Casa desde 2018 por meio do Programa de Qualidade de Vida e a gente institui algumas ações fixas”, disse Raphaelle, se referindo ao evento do Parque das Dunas, aberto a todos os servidores da Assembleia. De acordo com a servidora, a necessidade de instituir atividades físicas faz parte do programa. “Isso evita possíveis doenças”, explicou a servidora, lembrando que a Assembleia vem fazendo um estudo sobre a qualidade de vida em cada setor. “Para trazer uma melhor qualidade de vida para os servidores”, destacou Raphaelle Brites.
Chefe da Divisão de e-Social na Assembleia Legislativa, o servidor Zaílton Tavares explicou que a saúde e segurança no trabalho integram um módulo específico do programa que se desenvolve em parceria com o governo federal, e que durante o ‘Abril Verde’ faz vistorias nos ambientes de trabalho da Assembleia, e encaminha os laudos ao e-Social nacional. “Essas informações servem para fomentar a aposentadoria especial, e a Previdência, de posse dessas informações, eles têm capacidade de conceder ou não uma aposentadoria especial”, explicou Zaílton, referindo-se à necessidade de aposentadoria em casos de acidentes de trabalho.