O recém-inaugurado restaurante Amazónia Viseu, no norte de Portugal, promete em seu site oficial uma “verdadeira viagem até o outro lado do Atlântico”. Parece, contudo, que mais essa caravela se perdeu pelo mundo sem chegar ao destino prometido. A reportagem do TAB foi conferir o local e o que descobriu foi um estabelecimento com decoração inspirada na natureza das savanas africanas e um cardápio que mistura pratos típicos de vários locais de fora da Europa.
As referências à Amazônia começam e acabam no nome do restaurante — há ainda um animal que se assemelha a uma onça-pintada na decoração e logotipo, mas para por aí. Nem mesmo um açaí ou um refrigerante de guaraná, já tão comuns em bares e restaurantes de Portugal, graças à crescente comunidade brasileira no país, foram contemplados no cardápio.
O restaurante, a 290 km de Lisboa, abre apenas à noite, de quinta a sábado. É recomendável fazer reserva antecipadamente. Logo à entrada, os clientes que chegam para jantar esperam por suas mesas em uma espécie de “lounge selvagem”, um ambiente amplo decorado de um lado com uma família de girafas; do outro, com dois elefantes — todos em tamanho real. Nenhuma das espécies é encontrada na fauna amazônica.